Já precisou saber quais os melhores tipos de ouro para venda? A procura de ouro sempre está em alta, pois as pessoas apreciam o seu valor e beleza, além de ser um excelente material, resistente e um ótimo condutor de calor e eletricidade.
O ouro tem aplicações em diversas áreas. Ele é usado em indústrias tão diversas como a informática, medicina ou até mesmo em viagens espaciais.É também usado na produção de jóias e outras peças de decoração. E em termos económicos é considerado um dos mais seguros investimentos.
Por isso, acompanhe este artigo e saiba quais os melhores tipos de ouro para venda! Continue conosco!
Primeiramente, quanto vale o ouro?
De modo a ter o máximo de lucro na venda do seu ouro, primeiro tem que descobrir quando é que ele vale.
Diversos fatores devem ser observados para determinar o valor de uma peça de ouro, entre eles estão: o peso, coloração, forma de fabricação, estado de conservação e teor.
O preço do ouro no Brasil é vinculado às cotações de Nova York e Londres sofrendo influência direta das perspectivas do mercado interno e da cotação do dólar. E o valor do grama do ouro está sempre atualizado e tem como fonte o Banco Central do Brasil.
O sistema usado para identificar o grau de pureza do ouro nas suas peças são chamados de “quilates”, que geralmente encontra-se gravado nas peças de ouro. Quanto maior o número de quilates, maior é a quantidade de ouro na sua peça. Logo, isso significa que maior é o seu valor.
O outro aspecto importante é o peso do seu ouro. A maioria dos negociantes usa gramas como medida para determinar o peso e consequentemente o valor da peça. O primeiro passo para realizar a compra e venda de ouro é separar os artigos de ouro que você deseja vender.
Organize as joias de ouro e, se possível, organize as peças separando peças de ouro e joias de ouro. Isso pode facilitar a avaliação e fazer você ganhar tempo.
Se sua peça estiver quebrada, amassada ou partida, separe-as também. E certifique-se de que o local da compra aceita essas condições.
Após separar as suas peças de ouro, basta conhecer bem as suas possibilidades de onde vender ouro de forma segura. É muito importante confiar seus bens a alguém que entenda e respeite as suas condições de venda. Dê preferência a profissionais que estejam há bastante tempo no mercado e sejam conhecidos por sua confiabilidade. Logo, para se fazer uma venda segura e lucrativa, a melhor maneira é fazer uma avaliação com um especialista.
Agora que sabe os aspectos importantes para calcular o preço do ouro, segue abaixo uma lista dos diferentes tipos de ouro que se pode vender:
1. Moedas de Ouro
As moedas de ouro são usadas tanto por colecionadores como por investidores. Colecionar estas preciosas moedas era o hobbie de reis e da corte. Hoje, ainda é um item que está no topo das coleções. São fáceis de transportar e de guardar, e muitas pessoas usam como investimento.
A pureza da moeda deve de ser 22k no mínimo (91,7%) pois quanto maior for a pureza da moeda menos percentagem de metais e ligas inferiores contém, como cobre e prata.
Seu valor valor se concentra no peso e pureza do ouro, apesar dos colecionadores não descartarem a escolha pela estética.
Sempre que falamos de moedas de ouro, os tamanhos mais populares são frações de uma onça. As mais populares são as seguintes:
– Onça;
– 1/2 onça;
– 1/4 de onça;
– 1/10 onça.
Todos estes tamanhos são muito versáteis e fáceis de armazenar.
2. Barras de Ouro
Barras de Ouro são outra excelente forma de investimento. Existem duas formas de barras de ouro, as normais Barra de ouro ou lingote de ouro, que é uma peça fundida ou cunhada de ouro refinado, de tamanho variado, mais conhecida quando produzida em padrões industriais que incluem registros e etiquetas.
As barras de 1 quilo (ou 32,15 onça troy) são aquelas mais facilmente manuseadas e usadas muito no comércio e em investimentos. A maioria dessas barras são planas, mas muitos negociantes, principalmente europeus, preferem o formato de tijolo.
O ouro é medido internacionalmente em onça troys, ou simplesmente “onça” quando a referência a esse metal é evidente. 1 (uma) onça troy equivale a 31,1034768 gramas. Como foi dito, a barra padrão entre negociantes autorizados pelos governos é a barra de 400 onça troys, mas o teor de ouro pode variar entre 350 a 430 dessa medida. A pureza mínima do metal requerida nesse caso é de 99,5%.
3. Restos de Ouro
Nem todos os restos são lixo. Restos de ouro são as sobras do que seria em tempos belas e caras peças de joalheria. Estes restos ainda possuem valor pois podem ser reciclados para fazer novas peças. Exemplo de restos são jóias partidas, dentes em ouro, fios de ouro, etc.
4. Joias de Ouro
Joias de ouro nunca passam de moda. Estas joias encontram-se em vários formatos e tipos, desde anéis a brincos, de fios a pulseiras.
Sempre pesquise os melhores preços antes de vender ouro e joias. Diversas lojas podem oferecer preços mais baixos do que outras, dependendo de quanto elas podem lucrar e se elas sabem reconhecer peças especiais.
Três variáveis afetam o valor do ouro, que são:
- Quão puro é o ouro (quilates);
- Seu peso;
- preço à vista do ouro.
Frequentemente, outros metais são misturados para dar dureza e variação de cor. Isso explica os diferentes selos de quilates (como 10K ou 14K) encontrados em algumas joias.
Por exemplo, você tem uma corrente de ouro de 14k. Isso significa que 58,3% da corrente é ouro puro. A corrente pesa 90 gramas. 58 por cento de 90 gramas são 52,2 gramas de ouro puro na corrente. Existem 31,1 gramas em uma onça de ouro puro. Portanto, essa cadeia é de 1,68 onças (52,2 dividido por 31,1).
Para ajudar você a ter uma estimativa, siga a tabela abaixo com os principais teores com a respectiva porcentagem de ouro:
Ouro 24 K | 99,99% Ouro Puro, teor 999,99 |
Ouro 22 K | 91,6% de ouro, Teor 916 |
Ouro 20 K | 83,3% de ouro, Teor 833 |
Ouro 19 K | 80,0% de ouro, Teor 800 |
Ouro 18 K | 75% de ouro, Teor 750 |
Ouro 16 K | 66,6% de ouro, Teor 666 |
Ouro 14 K | 58,3% de ouro, Teor 583 |
Ouro 12 K | 50% de ouro, Teor 500 |
Ouro 10 K | 41,6% de ouro, Teor 416 |
Como a maioria das joias vendidas é derretida, nem sempre aquela joia com valor sentimental terá o mesmo valor que você espera. No entanto, se você tem joias de designers conhecidos em sua coleção isso poderá aumentar o valor das peças.
Agora que você já compreendeu tudo sobre os melhores tipos de ouro para venda, é hora de escolher um local que valorize a seu ouro, assim como experiência de mercado para realizar a compra e venda de ouro ou joias, como a Ouro Cash.
Por isso não perca tempo. Se estiver em BH ou Vitória, não se esqueça de nos procurar. Caso tenha alguma peça em Ouro ou Joia, solicite uma avaliação sem custo e sem compromisso.
Nossa empresa possui profissionais certificados e oferecemos uma boa cotação pelo seu ouro. Fazemos uma avaliação gratuita, rápida, e em um ambiente discreto, seguro e com muita privacidade. Todas as avaliações são feitas na hora e o pagamento é realizado imediatamente e à vista.
Envie uma mensagem em nosso WhatsApp e faça sua pré-avaliação:
Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.