Preço do ouro hoje: entenda como calcular!

Quem investe ou quem já precisou comprar ou vender é importante saber qual o preço do ouro hoje. O preço do ouro serve como base para muitos investimentos, além de ser um índice da situação do mercado financeiro. 

Mas, o que muita gente desconhece são os critérios avaliados para a cotação ou valorização do ouro. 

Por isso, neste post, a Ouro Cash vai te ajudar a entender como calcular e saber o Preço do ouro hoje. Continue conosco!

O ouro é um investimento financeiro?

Considerado como o ativo financeiro mais seguro da economia, o ouro é uma boa opção para quem deseja uma reserva de valor em tempos de crise ou instabilidade financeira.

Caso o mercado de ações não esteja gerando bons resultados, ele costuma ser uma proteção para esta desvalorização de ativos.

O papel moeda, seja ele o dólar ou euro, por exemplo, está sempre sujeito a impressões ilimitadas por parte dos bancos centrais.

No entanto, o ouro não funciona desta forma, pois se trata de um recurso natural. Como não é possível reproduzi-lo, então este ativo se torna limitado e escasso, além de possuir um valor natural.

Dessa forma, podemos dizer que um dos seus principais benefícios é a possibilidade de sempre manter o seu valor real, diferente das ações, fundos, títulos, e entre outros.

Como investir em Ouro?

Você pode investir em ouro através de contratos no Mercado Futuro, estes funcionam como uma forma de proteção para produtores e compradores.

Esse mecanismo atua contra as oscilações, travando a cotação dessas mercadorias para um momento futuro.

Outras opções para investir em ouro seriam os fundos de investimento e o ativo físico em barras.

Como funciona a cotação do ouro?

O “preço” do ouro se refere à sua cotação, uma vez que seu valor é inconstante. Isto porque sua valorização depende de diversos fatores, que variam dia após dia. Assim, essa cotação é ajustada diariamente de acordo com as bolsas de valores ao redor do mundo.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o dólar, moeda americana, possui grande influência para a determinação do preço do ouro, e sua cotação diária. Isto porque o ouro é comercializado em onças troy, unidade de medida de massa equivalente a 31,1034768 gramas, tendo seu valor cotado em dólares no mercado internacional.

Preço do ouro hoje: como ele é determinado?

Além das ferramentas disponibilizadas pelas Corretoras de Valores, é possível conferir a cotação da grama do ouro através de sites especializados.

O valor da cotação do ouro pode sofrer algumas influências do mercado. Por exemplo:

Inflação

Com o aumento da inflação, é possível verificar uma crescente procura por moedas e investimentos seguro. Diante disso, ocorre um aumento no preço do ouro, dólar, e etc.

Cotação do dólar

Como o preço do ouro é definido pelo valor do dólar, então a sua cotação sofre grande influência com a volatilidade da moeda americana.

Cenário econômico

Situações políticas e econômicas podem influenciar no valor do ouro. Esses eventos costumam causar estresse no câmbio e os investidores precisam ter cautela com as suas operações.

A venda de ouro usado hoje

A venda de ouro usado é muito benéfica para quem deseja ganhar dinheiro de forma rápida e descomplicada. A compra e venda de ouro é um processo que ocorre no mercado há algum tempo, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como vender ouro e joias de forma segura. Afinal, como é que funciona? 

1. Separe sua joia ou ouro para venda

O primeiro passo para realizar a compra e venda de ouro é separar os artigos de ouro que você deseja vender.  Organize as joias de ouro e, se possível, organize as peças separando peças de ouro e joias de ouro. Isso pode facilitar a avaliação e fazer você ganhar tempo. 

Se sua peça estiver quebrada, amassada ou partida, separe-as também. E certifique-se de que o local da compra aceita essas condições.  Durante a avaliação de uma peça de ouro, diversos fatores devem ser observados como o peso, coloração, forma de fabricação, estado de conservação e teor. 

Semijoias geralmente não tem valor para revenda no mercado de compradores de ouro, pois o valor de mercado prioriza peças feitas em ouro e não apenas banhadas ou folheadas. Vale lembrar que o peso da joia impacta diretamente na avaliação, e que está de acordo também com sua quilatagem.

2. Procure o local da Venda de Ouro

Após separar as suas peças de ouro, basta conhecer bem as suas possibilidades de onde vender ouro de forma segura. As opções para vender ouro e joias são:

– joalherias;

– casas de penhores; 

– empresas de compra de ouro.

Antes de tomar sua decisão final sobre onde vender, verifique sempre a reputação da empresa e, para isso, utilize sempre os mecanismos de busca

Depois disso, basta ir ao local de venda escolhido. Antes de mais nada, não se esqueça de verificar se há exigência de marcação de horário para visita! Organize-se bem e planeje com antecedência para o dia da sua avaliação, que é um dos passos importantes para saber quanto valerá e efetivar, de fato, a venda do seu ouro.

3. Avalie o ouro com um profissional especializado

É muito importante confiar seus bens a alguém que entenda e respeite as suas condições de venda. Dê preferência a profissionais que estejam há bastante tempo no mercado e sejam conhecidos por sua confiabilidade. Logo, para se fazer uma venda segura e lucrativa, a melhor maneira é fazer uma avaliação com um especialista.

Hoje, são diversos os locais que realizam este tipo de serviço. Porém, é preciso se atentar à segurança, privacidade, além do nível de profissionalismo da empresa. Tudo isso também deve estar de acordo com a cotação do ouro atual, para que a sua joia seja tratada à altura.

O preço do ouro hoje é um dos determinantes da economia mundial; então, o investimento neste tipo de material está sempre em alta. Podendo, assim, trazer o dinheiro rápido de que você tanto precisa. Assim, não hesite em considerar essa opção de vender quando precisar. Quando você já souber que realmente quer se desfazer da sua joia de ouro, é hora de se informar sobre o preço do ouro hoje e considerar em procurar um estabelecimento regulamentado, que cumpra todas as exigências necessárias para a negociação de joias e objetos de valor.

Dessa forma, o processo se tornará muito mais tranquilo e você terá sua recompensa financeira de maneira justa. 

Assegure-se também de que a avaliação seja feita de maneira segura e privada, e em um ambiente discreto para que você tenha tranquilidade e segurança para negociar seu objeto de valor.

Depois da avaliação e da proposta de valor oferecida, a venda já está praticamente concluída. Tudo funciona com muita rapidez e segurança, e você pode ganhar um bom dinheiro na hora se a peça se mostrar valorizada e receber boa cotação no momento da compra. 

Desfazer de algo que não é mais útil a você pode trazer inúmeras vantagens, principalmente financeiras! Assim, não hesite em considerar a compra e venda de ouro para peças em desuso no seu dia a dia ou que estão quebradas ou amassadas.

Agora que você já compreendeu tudo sobre a compra e venda de ouro, é hora de escolher um local que valorize a sua joia, assim como experiência de mercado para realizar a compra e venda de joias, como a Ouro Cash.

Se estiver em BH ou Vitória, não se esqueça de procurar a Ouro Cash. Nossa empresa possui profissionais certificados, que vão fazer essa avaliação sem custo, sem compromisso e oferecer uma boa cotação pelo seu ouro.

Fazemos uma avaliação gratuita, rápida, e em um ambiente discreto, seguro e com muita privacidade. Todas as avaliações são feitas na hora e o pagamento é realizado imediatamente e à vista.

Envie uma mensagem em nosso WhatsApp e faça sua pré-avaliação:

Fale conosco – BH/MG

Fale conosco – Vitória/ES

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

venda de ouro

 

 

 

 

 

 

 

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para ajudar você. Fale conosco!